Blog da Connection Log

Saiba como funciona o transporte de equipamentos sensíveis

Nas operações do transporte de cargas há diversos tipos de materiais a serem transportados, entre esses, há itens que exigem bastante atenção de quem atua nesse ramo, estamos falando do transporte de cargas sensíveis. Desse modo, é fundamental que se preparem adequadamente para esse tipo de operação, por meio de técnicas e equipamentos necessários a fim de evitar danos aos materiais.

Neste sentido, é importante frisar que existem uma diversidade de produtos que são considerados cargas sensíveis, tratam-se de insumos delicados que carecem de cuidados especiais e técnicas específicas para que a movimentação seja efetuada com a segurança e qualidade necessária, pois o ponto principal é garantir a preservação e integridade das cargas. 

Posto isso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona o transporte de equipamentos sensíveis. Confira:

Afinal, o que é considerado carga sensível?

Carga sensível é termo utilizado para produtos e insumos frágeis, o qual quando ocorre o mínimo erro afeta diretamente o seu funcionamento, sendo que pode até mesmo invalidar seu uso completamente. 

Também conhecido por carga frágil, entre os principais produtos deste segmento podemos citar:

  • Equipamentos médicos e hospitalares;
  • Equipamentos de telecomunicação, informática, tecnologia ou robótica;
  • Equipamentos direcionados para realização de exames de imagem;
  • Caixas eletrônicos;
  • Impressoras e copiadoras;
  • Materiais de fotografia;
  • Equipamentos de energia, entre outros.

Com isso, essa atividade tem como um dos principais desafios conciliar a precisão e a eficiência, isto é, realizar a movimentação, o transporte e a descarga mantendo a integridade dos materiais e no menor tempo possível

Principais cuidados a serem utilizados no transporte de cargas sensíveis

Primordialmente, vale salientar que apenas empresas e profissionais especializados são recomendados para execução do transporte de cargas frágeis. Dado que, são exigidos cuidados redobrados na intenção de eliminar ou minimizar possíveis danos aos itens transportados.

Além do mais, é necessário um planejamento otimizado de toda cadeia logística o qual avalie os produtos frágeis transportados, que possa definir o melhor trajeto a ser percorrido, a fim de reduzir o tempo de entrega. Assim também, evita a possibilidade de viagens por estradas precárias, por conseguinte, mantém a integridade das cargas. 

Outro ponto de extrema importância, é relacionado às embalagens, etapa que requer acondicionamento correto para que não sofram com impactos durante as viagens. Por esse motivo, são utilizados caixas de madeiras, papelão, plástico-bolha, isopor, EVA, por exemplo, os quais garantem maior segurança nas operações. 

Já em relação ao uso de veículos e procedimentos operacionais do transporte de cargas sensíveis. Os veículos devem possuir suspensão de ar, que possa minimizar os impactos das trepidações provocadas por irregularidades das pistas. Os baús devem estar limpos e preparados para receber a carga de maneira adequada. Quanto aos procedimentos, são indicados o uso de plataformas hidráulicas que auxiliam na movimentação dos volumes. 

Portanto, percebe-se que transportar cargas frágeis requer muita responsabilidade, uma vez que a atenção e o cuidado são fundamentais. Por isso, deve-se elaborar um plano operacional que compreenda todos os protocolos a serem seguidos pelos funcionários nos processos de carga, transporte e descarga, sendo a melhor forma de garantir eficiência.

Dúvidas?
Entre em contato conosco