Blog da Connection Log

Saiba quais são os principais cuidados no transporte de equipamentos hospitalares

Os cuidados ajudam a preservar a integridade dos equipamentos hospitalares, garantindo que eles possam ser utilizados de forma eficaz e segura ao chegarem ao seu destino.

Em geral, o transporte de equipamentos hospitalares requer cuidados específicos visando garantir que as operações sejam realizadas com eficiência, no prazo estipulado e que os itens cheguem em perfeitas condições. Com isso, proporciona a segurança dos pacientes e bem como a eficácia dos procedimentos médicos a serem realizados. 

Sendo assim, esse tipo de transporte é complexo e minucioso, pois trata-se da movimentação de materiais de atendimento relacionados à saúde pública. Por isso, existe uma preocupação com a qualidade em que esses equipamentos serão entregues, principalmente, porque qualquer tipo de dano que possa ocorrer, é passível de gerar falhas e até mesmo se tornar fatal.

Diante do exposto, para saber mais sobre este assunto, a seguir, abordaremos quais são os principais cuidados no transporte de equipamentos hospitalares. Confira

Como funciona o transporte de produtos hospitalares?

O transporte de produtos hospitalares tem como intuito atender as necessidades de pacientes. Dessa forma, trata-se de uma operação desafiadora, pois geralmente são transportados materiais frágeis e que seguem várias normas da Anvisa, as quais têm como finalidade assegurar a qualidade desses materiais e a segurança do paciente.

Assim sendo, a Anvisa é o órgão responsável pela regulação dos produtos hospitalares e fornece a autorização como a AFE (Autorização de Funcionamento) para transportar medicamentos e saneantes. Além do mais, é importante obter a VISA, licença emitida pela vigilância sanitária local, que precisa de um responsável técnico habilitado, o qual será responsável pela manutenção e qualidade dos processos. 

Vale ressaltar que as empresas que atuam com o transporte de equipamentos hospitalares carecem de um Manual de Boas Práticas, com os procedimentos necessários para garantir a qualidade durante todo o processo.

Posto isso, este manual precisa ser do conhecimento de todos os colaboradores da empresa, para que conheçam as normas de higiene, limpeza, climatização, manuseio de materiais e todas as atividades referentes a essa operação.

Cuidados no transporte de equipamentos hospitalares

O transporte de equipamentos hospitalares exige uma série de cuidados rigorosos para garantir a integridade dos dispositivos e a segurança de todos os envolvidos. Logo, entre os principais cuidados estão: 

Embalagem adequada

É importante o uso de embalagens específicas para equipamentos delicados, como espumas, plástico bolha ou caixas com revestimento interno para absorver impactos. Além disso,  a embalagem deve ser claramente etiquetada com avisos como “Frágil”, “Manusear com Cuidado” e “Este Lado para Cima”, para orientar o manuseio. Assim como inclua agentes desumidificadores para evitar a corrosão de componentes eletrônicos.

Manuseio cuidadoso

Os profissionais responsáveis pelo transporte e manuseio dos equipamentos devem ser devidamente treinados para entender a fragilidade dos dispositivos e as práticas corretas de movimentação. Em razão disso, utilize ferramentas como empilhadeiras, carrinhos e praleteiras que sejam apropriadas e, preferencialmente, específicas para equipamentos delicados.

Condições de transporte

Alguns equipamentos podem ser sensíveis a variações de temperatura, umidade ou pressão. Por isso, é fundamental garantir que o ambiente de transporte seja controlado para manter essas condições dentro dos limites aceitáveis. Minimize vibrações por meio de equipamentos eletrônicos e de precisão e opte por veículos que ofereçam suspensões adequadas e rotas que minimizem trepidações.

Planejamento de rotas

Estabeleça rotas que evitem vias com péssimas condições de infraestrutura ou com congestionamentos, visando reduzir o risco de danos. Lembrando que, equipamentos que não podem ser desligados por longos períodos devem ser transportados no menor tempo possível para evitar problemas operacionais

Verificação pós-transporte

Realize uma inspeção detalhada do equipamento ao chegar ao destino a fim de identificar possíveis danos ocorridos durante o transporte. Neste sentido, quando possível, execute testes com intuito de garantir que o equipamento esteja funcionando corretamente antes de colocá-lo em operação.

Portanto, esses cuidados são cruciais para assegurar que os equipamentos hospitalares cheguem ao destino em perfeitas condições e estejam prontos para uso imediato, minimizando riscos e custos associados a danos ou mau funcionamento.

 

Dúvidas?
Entre em contato conosco